Você sabe o que é fanfic? Não?!
Bem, vou dar uma breve explicação; Fanfic, é um tipo de literatura, só que é mais voltada para fãs. E os escritores, são os fãs. As historias são totalmente ficticias e os personagens (na maioria das vezes, os principais) são personalidades, famosos do qual o(a) escritor(a) é fã.
Quando perguntamos para escritoras (digo no feminino porque a maioria é menina) o porque que escrevem esse tipo de historia, 99% diz que é uma forma dela e as leitoras fugirem um pouco do mundo em que vivem, porque nas historias a fã faz coisas que realmente gostaria de fazer mas não pode na vida real.
Esse genero textual não é um genero muito conhecido, mas entre muitas fãs com certeza é. Exitem varios sites, blogs, comunidades no orkut... que tem por objetivo, divulgar fanfics (no final da materia eu posto alguns links). Mesmo que a maioria das escritoras e leitoras sejam meninas, também tem os meninos (mesmo que bem poucos). E isso é uma coisa que deveria ser mais forte; os meninos também deveriam escrever fanfics viu? Seria bem bacana, seriam com certeza historias com um olhar masculino, diferente daquilo que leitoras de fanfic ja estão acostumadas. Uma dica para os meninos aí hein!?
Mas ja falei demais, leiam aí uma entrevistinha bem bacana com uma escritora do site Fanfic Obsession, a Camila Sodré. Olha isso:.
Blog CQC Teen - Como/por que você começou escrever fanfic?
Camila - Comecei a escrever fanfics há uns anos, porque gostava muito de ler algumas dessas histórias. Então, comecei a pesquisar por um drama mais ou menos nos moldes que estavam na minha cabeça para ler, mas não encontrei, e resolvi escrevê-lo. Eu sempre amei escrever e desde então escrever fanfics se tornou um hobby que eu adoro.
Blog CQC Teen - Qual é a maior dificuldade de se escrever?
Camila - Acho que a pressão. Quando a fanfic está mais "famosinha", as meninas ficam em cima 24 horas por dia para saber de atualização. Isso, pelo menos pra mim, corta todo o clima e a inspiração. Eu preciso de tempo, de vontade e de uma série de fatores pra conseguir escrever os capítulos. É claro que é muito legal saber que elas se interessam, mas tem que ter limite, né?
Blog CQC Teen - O que você acha essencial numa fanfic?
Camila - Acho que tem que ter uma boa história, um bom enredo que te envolva e te faça querer ler sem parar. E é claro, tem que ser bem escrita. Não falo de erros de português porque pra isso existem as betas que facilitam muito a vida da autora (mas temos que colaborar com elas e fazer de tudo pra mandar tudo certinho!) É o jeito que a autora escreve, a forma que ela descreve cenas, personagens e ambientes que, pessoalmente, me encanta.
Blog CQC Teen - Para você, qual a definição de fanfic?
Camila - Acho que as fanfics são uma porta para que as garotas sonhem mais. Nas histórias, você pode ser quem quiser, fazer o que bem entender, namorar um artista famoso, morar em outro país... Uma leitora uma vez me disse que é como um refúgio. Eu concordo, porque quando você está lendo uma fanfic você meio que foge do seu mundo, nem que seja por uns minutinhos. E escrever, pelo menos pra mim, é melhor ainda, porque o retorno é muito bacana, e eu leio comentários tão lindos todos os dias que fazem que mesmo com o cansaço e a falta de tempo, eu continue escrevendo.
Blog CQC Teen - Para finalizar, o que você acha que os idolos acham dessas historias ficticias em que eles são os personagens? Como você pensa que eles reagiriam se lessem?
Camila - Olha, sinceramente, eles não devem achar nada, porque nem devem saber da existência disso (hahaha). Mas, digamos que eles saibam, deve ser lisonjeiro, no mínimo, saber que tem pessoas escrevendo sobre você, fantasiando em como deve ser seu dia a dia, e coisas do tipo. Eu acho que eles gostariam se lessem, embora existam algumas histórias que talvez fosse um pouco embaraçoso, mas, de um modo geral, acho que seria uma experiência legal.
Muito obrigado a Cami que nos concedeu essa entrevista, vocês viram aí um pouquinho de como é escrever fanfic!
Confiram aí algumas fanfics; primeiro as escritas pela propria Camila: