- O que é?
O cientista sueco, Dan Olweus define bullying em três termos essenciais:
1. o comportamento é agressivo e negativo;
2. o comportamento é executado repetidamente;
3. o comportamento ocorre num relacionamento onde há um desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas.
O bullying direto é a forma mais comum entre os agressores (bullies) masculinos. A agressão social ou bullying indireto é a forma mais comum em bullies do sexo feminino e crianças pequenas, e é caracterizada por forçar a vítima ao isolamento social. Este isolamento é obtido através de uma vasta variedade de técnicas, que incluem:
* espalhar comentários;
* recusa em se socializar com a vítima
* intimidar outras pessoas que desejam se socializar com a vítima
* criticar o modo de vestir ou outros aspectos socialmente significativos (incluindo a etnia da vítima, religião, incapacidades etc).
E esse é um problema muito sério pessoal, um problema que causa um trauma na vida da pessoa para sempre, inclusive... pode causar a depressão profunda e o suícidio por causa da solidão, por a pessoa pensar que não serve para nada e não é amada por ninguem por causa de suas diferenças.
Tem também o Cyberbullying...que é uma prática que envolve o uso de tecnologias de informação e comunicação para dar apoio a comportamentos deliberados, repetidos e hostis praticados por um indivíduo ou grupo com a intenção de prejudicar outrem.
- Estatisticas
Além disso, as taxas de bullying variam consideravelmente de país para país. Cerca de 9% a 73% dos alunos disseram já ter intimidado outra criança, e 2% para 36% dos estudantes disseram que já foram vítimas de bullying.
Quando os jovens, com idades entre 11, 13 e 15 foram convidados a relatar as suas experiências com o bullying nos últimos dois meses, as taxas de prevalência variaram entre 1% a 50% nos 25 países da Europa e na América do Norte.
(estatisticas publicadas no mês de Julho de 2010)
Isso é um problema que se agrava a cada dia, e queremos que a nossa futura geração tenha os conceitos certos com respeito ao asunto, para saberem como reagir e ajudar os agrassores e agredidos. Para que no futuro saibamos que isso acabará e teremos um mundo sem violencias desse tipo pelo menos nas escolas.
Em um trabalho para a escola, fiz uma entrevista, perguntando "o que você acha que poderia ser feito para talvez amenizar o problema de bullying nas escolas?", quem eu entrevistei deu uma resposta muito interessante que eu gostaria de dividir com vocês... a propósta é a seguinte:
"Assim como nas escolas, tem o ensino de esportes como o futebol, e outros asuntos... poderia também ter uma materia, ou pelo menos um tempo reservado nas aulas para se tratar somente desse asunto. Para que os alunos pudessem estar mais a par do problema e saberem melhor como reagirem diante da situação."Época de eleição, e podemos ver que a maioria dos politicos estão visando bastante a educação. Poderiam ver também esse tipo de coisas que anda acontecendo nas escolas para tentarem melhorar.
Mas como a Dessa disse, o #CQCBrasil está e estará de olho na politica nessas eleições e o blog CQC Teen também.
Nenhum comentário:
Postar um comentário